São Paulo, segunda, 8 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS
Orlandez era o último líder ainda solto
Colômbia detém seu principal traficante

das agências internacionais

O último grande traficante colombiano ainda em liberdade, Alberto Orlandez Gamboa, "El Caracol", foi detido ontem em Barranquilla, cidade portuária do norte do país.
Orlandez Gamboa, 42, acusado de tráfico de drogas, enriquecimento ilícito e sequestro, era chefe do cartel da Costa e encabeçava a lista dos criminosos mais procurados da Colômbia.
"Estou muito feliz com a prisão porque ela praticamente põe fim às grandes organizações de tráfico de drogas do país", disse o general Rosso José Serrano, chefe da polícia colombiana.
Segundo José Serrano, Orlandez Gamboa foi encontrado graças a uma série de escutas telefônicas instaladas pela polícia.
"El Caracol" montou sua organização após a prisão e assassinato, a partir de 1995, dos principais líderes do cartel de Cali, ao qual pertencia. O cartel da Costa controlava um lucrativa rede de tráfico de drogas na costa caribenha da Colômbia, trabalhando em cooperação com traficantes do México e da América Central.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.