São Paulo, sábado, 08 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITÁLIA

Berlusconi vai responder a corte por fraude

DA REDAÇÃO

Um juiz italiano decidiu ontem processar o ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, 69, por acusações de fraude na emissora Mediaset -o mais recente de uma gama de processos judiciais envolvendo o homem mais rico do país.
O processo, que Berlusconi rejeitou alegando ser politicamente motivado, ocorre após uma investigação de quatro anos por suspeitas de fraude, fraude contábil, sonegação de impostos e lavagem de dinheiro em negociações de direitos televisivos entre 1994 e 1999.
Berlusconi pode ser sentenciado a até seis anos de prisão caso seja condenado por sonegação.
Mas o ex-premiê conservador já evitou a cadeia em pelo menos sete julgamentos por corrupção. Apesar de ter sido considerado culpado quatro vezes, Berlusconi conseguiu recorrer das decisões e reverter os veredictos. Em alguns casos, os crimes acabaram prescrevendo.
Berlusconi acusou várias vezes os juízes de trabalhar a favor dos partidos de centro-esquerda e disse que eles continuariam perseguindo-o mesmo após sua saída do poder.
O advogado do ex-premiê, Niccolo Ghedini, considerou a decisão judicial "previsível".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Haiti: Confrontos entre gangues matam 16 em Porto Príncipe
Próximo Texto: Timor: Ramos Horta deve ser nomeado premiê
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.