UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Chávez diz aos EUA que não se metam no país

DA REDAÇÃO

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, repreendeu ontem os EUA e o embaixador norte-americano em Caracas, Charles Shapiro, alertando-os para não interferirem nos assuntos internos do país. Chávez pediu ainda que Washington "não meta suas mãos" na organização de um possível referendo sobre a sua permanência no poder e que parem com sua "obsessão" intervencionista na América Latina.
"Senhores do governo dos EUA, recomendo que se esqueçam de se meter aqui, porque esse povo não aceitará isso e esse governo não vai aceitar, nem por essa via nem por outra", disse Chávez, durante o seu programa dominical de rádio e TV, o "Alô Presidente", transmitido em Caracas.
A ira foi dirigida diretamente a Shapiro, que teria quebrado o protocolo na semana passada ao visitar, antes mesmo de representantes do governo, uma autoridade do Conselho Eleitoral, responsável por organizar o possível plebiscito sobre o governo Chávez
"Recomendarei ao embaixador Shapiro para parar, exatamente como o vice-presidente lhe pediu", disse Chávez, que classificou a atitude como "de intromissão".
Chávez acusa a oposição, que quer fazer um plebiscito para tirá-lo do poder antes do fim do ano, de buscar "apoio internacional".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vídeo mostra impacto dos 2 aviões no WTC
Próximo Texto: Oriente Médio: Arafat aponta moderado para premiê
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.