São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Antes banidas, redes de fast food voltam a bases dos EUA

CLARISSA FALBO
DE SÃO PAULO

O chefe das forças norte-americanas no Afeganistão, general David Petraeus, autorizou o retorno de restaurantes fast food, como Pizza Hut, Burger King e Taco Bell, às bases militares instaladas naquele país.
A determinação anula a ordem do comandante anterior, Stanley McChrystal, que, em fevereiro, havia proibido concessões de restaurantes, lojas de souvenirs e de carros nas bases.
Com a nova orientação, emitida na última segunda-feira, os militares que servem no Afeganistão vão poder indicar que lojas querem reabertas. Ainda não há data para que isso aconteça.
De acordo com Petraeus, a medida melhora a "qualidade de vida dos soldados".
Restaurantes fast food são populares nos EUA e, segundo o general, podem tornar o ambiente militar mais acolhedor para os soldados.
À época da proibição, McChrystal alegou ter ordenado a retirada dos restaurantes por falta de espaço.
Ele havia dito que gostaria de construir um campo de treinamento para tiro na área ocupada pelas lojas. "Estamos em uma zona de guerra e não em um parque de diversões", disse, na época.
McChrystal deixou o comando das tropas em julho, depois de criticar abertamente superiores militares e civis em entrevista à revista "Rolling Stone".
Lanchonetes fast food são comuns em outras bases militares norte-americanas espalhadas pelo mundo. A de Guantánamo, em Cuba, por exemplo, tem uma unidade do Mc Donald"s.


Texto Anterior: Análise: Política e comércio orientam aproximação dos dois países
Próximo Texto: Reino Unido: Brasileiro depõe em corte que acusa príncipe por morte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.