São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIBERDADE DE IMPRENSA

Blogueira Yoani Sánchez diz ter sofrido agressão da polícia

DA REDAÇÃO

A blogueira cubana Yoani Sánchez, 34, disse ter sido detida por cerca de 20 minutos e agredida por policiais em Cuba na última sexta-feira, quando se dirigia a uma manifestação pela não violência no país. Ela afirmou que caminhava por Havana com outros blogueiros quando eles foram abordados por agentes do Estado cubano.
Ao resistirem à ordem para acompanharem os policiais, ela e os blogueiros foram colocados à força em carros descaracterizados e espancados, afirma Sánchez. O episódio foi confirmado por outros blogueiros.
O procedimento policial é similar ao aplicado a dissidentes políticos na ilha.
Em nota, a Human Rights Watch condenou a agressão. "As autoridades cubanas usam a força para tentar silenciar a única arma de Sánchez: suas ideias", disse José Vivanco, diretor da ONG.
No blog desdecuba.com/generaciony, em que critica a falta de liberdade no país, Sánchez relata o episódio. Ganhadora do prêmio espanhol de jornalismo digital Ortega y Gasset, ela é autora do livro "De Cuba, com Carinho" (publicado no Brasil pela ed. Contexto).


Com Efe

Texto Anterior: "Violamos a lei", diz agente condenada por ação da CIA
Próximo Texto: Tensão nuclear: Irã sinaliza uma rejeição total ao plano da AIEA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.