São Paulo, segunda-feira, 08 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teerã sugere Turquia como sede de reunião

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo iraniano pediu ontem que a retomada das negociações a respeito de seu programa nuclear seja realizada na Turquia.
A Turquia, por sua vez, confirmou que acolheria a reunião entre o Irã, os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha -o chamado P5+1 .
"Nos últimos dois ou três dias, informamos a nossos amigos turcos que concordamos em negociar na Turquia", declarou o chanceler do Irã, Manouchehr Mottaki, em coletiva de imprensa.
O lugar e a data do encontro, no entanto, ainda não foram oficializados.
A mudança do palco das negociações, inicialmente esperadas para ocorrer em Viena, visa envolver um país aliado do Irã e balancear o peso dos países ocidentais, segundo a mídia iraniana.
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, reagiu à declaração de Teerã afirmando que espera uma "proposta oficial do Irã" para examinar com os países envolvidos nas discussões.
Grande parte da comunidade internacional, liderada pelos EUA e por Israel, acusa o Irã de ter objetivos militares por trás de seu programa de enriquecimento de urânio. Teerã refuta as acusações.
O documento assinado por Irã, Turquia e Brasil no primeiro semestre do ano a respeito do enriquecimento nuclear do país deve servir de pilar às novas negociações.


Texto Anterior: Israel vê ataque ao Irã como única opção
Próximo Texto: Entrevista da 2º - Nicholas Burns: Brasil pós-Lula deve ajudar em democracia regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.