UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loya Jirga Constitucional começa quarta

DA REDAÇÃO

Tem início na próxima quarta-feira a Loya Jirga (tradicional assembléia tribal afegã) Constitucional, que deve dotar o Afeganistão de uma nova Constituição.
Cerca de 500 delegados, provenientes de todo o país, deverão participar da assembléia.
Membros do Taleban e opositores do governo ameaçam iniciar uma série de atentados para tumultuar os trabalhos da assembléia. Mas o Exército norte-americano e tropas da Isaf (sigla em inglês para Força Internacional de Assistência de Segurança) afirmaram já ter tomado medidas de segurança para prevenir possíveis ataques.
Autoridades do governo afegão e da comunidade internacional têm repetido que nenhum ato de retaliação irá afetar os trabalhos da assembléia nem impedirá a adoção da nova Constituição.
Segundo os organizadores da Loya Jirga, o início dos debates pode sofrer algum atraso -de um a quatro dias-, mas apenas devido a questões logísticas.
Entretanto a sucessão de ataques, emboscas e ameaças dos últimos dias tem criado um clima de insegurança e de medo de possíveis atentados, sobretudo na capital, Cabul.
A nova Constituição deve ser adotada para que possam ser realizadas as eleições presidenciais no país, previstas para ocorrer em junho de 2004, conforme previsto nos acordos sobre a questão firmados em Bonn, na Alemanha, no final de 2001


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra sem limites: EUA lamentam morte de 9 crianças afegãs
Próximo Texto: Iraque ocupado: Atentado mata soldado americano, e general dos EUA prevê mais ataques
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.