UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Kirchner quer desculpas de britânicos

DA REDAÇÃO

O presidente Néstor Kirchner afirmou que o Reino Unido deve um pedido de "desculpas" ao país, segundo o diário "Clarín", pela suposta "violação de tratados internacionais" que o Reino Unido teria cometido ao trazer armas nucleares em navios que participaram da guerra das Malvinas, em 1982. Para Kirchner, foi um "episódio lamentável".
O ministro da Defesa argentino, José Pampurro, disse que o governo de seu país pretende apresentar uma denúncia a organismos internacionais .
O transporte das armas foi admitido pelo governo britânico na semana passada, confirmando suspeitas argentinas negadas por 21 anos.
Pampurro qualificou de "pueril" a justificativa dada pelo governo britânico, de que, por motivo de urgência, os navios foram despachados para o Atlântico Sul com armamento nuclear.
O governo britânico sustenta que não havia nenhuma intenção de usar as armas durante o conflito e que elas seriam transferidas para um outro navio que estivesse retornando ao Reino Unido assim que fosse operacionalmente possível. Afirma ainda que as armas não chegaram a entrar em águas territoriais argentinas ou das Malvinas. (CVN)


Texto Anterior: América Latina: Para argentinos, democracia tem problemas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.