São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA

Segundo o governo, a aeronave ficou sem controle em meio à forte neblina; sobrevivente relata batida e incêndio

Acidente de avião mata 75; 5 sobrevivem

DA REDAÇÃO

Ao menos 75 pessoas morreram ontem quando um avião da Turkish Airlines se chocou e pegou fogo ao tentar aterrissar no sudeste da Turquia, anunciou o ministro do Interior turco. Segundo a rede de TV CNN, há cinco sobreviventes, entre eles uma criança de 2 ou 3 anos.
O Ministério dos Transportes da Turquia disse que o avião, que ia de Istambul para Diyarbakir, ficou sem controle em meio a uma forte neblina pouco antes de aterrissar na área militar do aeroporto da cidade turca, mas a causa exata do provável acidente só seria determinada após a abertura da caixa-preta. Os primeiros relatos que chegavam do local eram imprecisos e confusos.
"Quando o avião estava aterrissando, houve uma grande batida", afirmou Aliye Il, que estava entre os sobreviventes. "O avião se quebrou em dois e pegou fogo. Então aconteceu uma explosão... O avião inteiro ficou em chamas."
Il caiu do avião quando ele conseguiu aterrissar em uma pilha de feno que havia no local, segundo uma agência de notícias da Turquia. O feno pegou fogo logo depois, e Il conseguiu abandonar a área, ainda de acordo com a agência de notícias Anatolia.
Parentes dos passageiros estavam se dirigindo ao aeroporto em busca de notícias, e soldados turcos ajudaram a retirar alguns dos feridos depois que o avião RJ-100, da Avro, parou numa área militar do aeroporto, a cerca de 40 metros da pista de decolagem e aterrissagem.
"A polícia esvaziou o terminal, mas havia um monte de gente gritando" em busca de notícias, afirmou à agência de notícias Reuters Sahin Aykut, motorista de táxi que trabalha no aeroporto.
"Vi muitas ambulâncias correndo para o aeroporto, e muitos policiais tentando acalmar as pessoas", disse outro taxista.
Os cinco sobreviventes foram levados a um hospital de Diyarbakir. Segundo a rede de TV CNN, eles não sofriam risco de vida. Não havia notícia de nenhum ferido no solo, de acordo com a agência Anatolia.
Na semana passada, diversos vôos para Diyarbakir foram cancelados por causa das condições na pista de pouso. Diyarbakir é uma cidade de maioria curda que fica a cerca de 1.400 km de Istambul e a 120 km da fronteira síria.
A princípio, o governo não trabalhava com a hipótese de um atentado terrorista, mas o Ministério dos Transportes informou que só a abertura da caixa-preta permitiria uma conclusão decisiva sobre o que havia acontecido.
Entre os mortos, haveria cinco estrangeiros. O Departamento de Estado dos EUA disse que ao menos um deles seria americano. Outros dois seriam britânicos.
Em maio de 2001, um avião militar caiu no sudeste da Turquia, matando 34 pessoas das forças especiais turcas. Um avião civil caiu no leste do país em 1991, matando 55 pessoas, depois que o piloto insistiu em aterrissar apesar de uma tempestade de neve que cortou sua visibilidade drasticamente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bancários anunciam paralisação total de dois dias
Próximo Texto: Desastre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.