São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE

Ataque atribuído a dissidentes do IRA deixa um policial ferido

DA REDAÇÃO

Um policial norte-irlandês ficou gravemente ferido na manhã de ontem após a explosão de uma bomba sob seu carro quando se dirigia ao trabalho. O ataque foi imediatamente atribuído pelas autoridades locais a facções dissidentes do Exército Republicano Irlandês, o IRA -desmobilizado desde 1997.
Peadar Heffron, 33, um dos mais proeminentes oficiais da minoria católica na polícia da Irlanda do Norte, se encontrava até ontem à noite em condições críticas em um hospital de Belfast.
O atentado é o mais recente de uma série de ataques realizados desde o ano passado no país -que integra o Reino Unido junto com Inglaterra, Escócia e País de Gales-, provocando apreensão sobre a eventual retomada da violência sectária entre católicos e protestantes.
Em março de 2009, dois militares e um policial foram mortos em 48 horas, e no segundo semestre ocorreram pelo menos três atentados -sem registro de mortes.
O conflito que opôs católicos -que defendiam a união à Irlanda- e protestantes -pró-Reino Unido- e durou 30 anos, deixando mais de 3.500 mortos, só teve fim em 1997, quando um acordo de paz foi firmado pelos rivais.
Em 2007, foi instituído um governo de união entre partidos protestantes e católicos, e o Exército britânico deixou as ruas do país. Em outubro último, uma outra dissidência do IRA anunciou a renúncia à luta armada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Portugal aprova casamento homossexual
Próximo Texto: Tensão: Carro de líder oposicionista é alvo de tiros em protesto no Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.