São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO

Carro de líder oposicionista é alvo de tiros em protesto no Irã

DA REDAÇÃO

Apoiadores do governo iraniano atacaram ontem a tiros o carro do clérigo oposicionista Mehdi Karoubi, que saiu ileso, segundo seu site na internet.
Karoubi é um dos líderes da oposição a Mahmoud Ahmadinejad e concorreu com o presidente reeleito no pleito de junho passado, marcada por denúncias de fraude e estopim de manifestações que agitam o Irã desde então.
Em dezembro, houve novos protestos e violentos confrontos entre manifestantes antirregime e forças de segurança iranianas, e, na última semana, em mais uma escalada das tensões, a linha dura do regime pediu a execução dos líderes opositores, acusando-os de servir a "inimigos do Irã".
Karoubi culpou a milícia voluntária pró-regime Basij pelo ataque a seu veículo blindado, ocorrido na noite de ontem em Qazvin, a 90 km de Teerã, em meio a uma manifestação de apoiadores de Ahmadinejad em frente ao prédio em que o líder opositor estava hospedado.
O episódio não foi divulgado pelas agências noticiosas estatais iranianas.
Desde dezembro, cresceram as ameaças de morte aos representantes da oposição, alvejando principalmente Karoubi e o principal candidato derrotado por Ahmadinejad, Mir Hossein Mousavi -que se disse pronto para morrer em defesa dos direitos do povo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Irlanda do Norte: Ataque atribuído a dissidentes do IRA deixa um policial ferido
Próximo Texto: Foco: Morales lança ex-miss candidata em bastião da oposição na Bolívia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.