São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

foco

Morales lança ex-miss candidata em bastião da oposição na Bolívia

DA REDAÇÃO

A ex-miss Bolívia Jessica Jordan, 24, foi anunciada anteontem pelo presidente Evo Morales como candidata ao governo do departamento (Estado) de Beni (nordeste do país), bastião da oposição.
"Será a única governadora mulher do país. Debatemos muito e levamos em consideração sua juventude e capacidade", disse Morales, que foi reeleito em dezembro com cerca de 64% dos votos e agora tenta evitar que a oposição -ainda fragmentada- ganhe terreno no pleito de 4 de abril, quando serão escolhidos governadores dos nove departamentos e prefeitos dos 320 municípios da Bolívia.
Jordan, que trabalhou como modelo e apresentadora de TV e estudou engenharia industrial na Bolívia e artes cênicas em Miami, agradeceu Morales pela "confiança" e declarou, na apresentação de sua candidatura, que "Beni já não quer mais ter patrões, Beni está preparado para a luta".
Beni foi governado nos últimos quatro anos pelo opositor Ernesto Suárez. O Departamento deu a Morales apenas 37,3% dos votos no pleito que garantiu sua reeleição, atrás do principal candidato da oposição, Manfred Reyes Villa (que, sob ameaça de prisão por parte do governo, fugiu para os EUA depois da eleição).
Jordan é filha de pai britânico e mãe boliviana e foi eleita miss Bolívia em 2006. Por não ser militante do MAS (Movimento ao Socialismo, o partido governista), sua candidatura gerou descontentamento em uma parte da base de apoio de Morales. O presidente disse anteontem, em ato de campanha em Trinidad (Beni), que a postulação da ex-miss se insere em um "processo de mudança" e na tentativa de "projetar novas lideranças" para o país.
O governo ainda não apresentou candidatos com histórico de militância no MAS nos departamentos da chamada meia-lua, onde se concentra a oposição (Beni, Tarija, Santa Cruz e Pando), mas conta com outros "não políticos" em candidaturas por todo o país, como reitores universitários e até o cantor Edwin Castellanos, do grupo folclórico Tupay, que se postulará pelo MAS à Prefeitura de Cochabamba.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tensão: Carro de líder oposicionista é alvo de tiros em protesto no Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.