São Paulo, terça-feira, 09 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GREVE DE FOME

Cuba diz rejeitar "chantagem" e "pressão" por jejum de opositor

DA EFE

O regime cubano não "aceitará pressões nem chantagens" no caso do dissidente em greve de fome Guillermo Fariñas, 48, disse ontem o jornal estatal "Granma", em sua primeira menção ao jejum -que hoje completa 14 dias- do opositor.
Para o jornal, que fala em nome do regime castrista, a consequência da greve de fome "será de inteira responsabilidade" do dissidente, que faz jejum para pedir a libertação de 26 presos políticos doentes e para honrar o também opositor Orlando Zapata Tamayo, morto no dia 23 após 85 dias de greve de fome. O caso Zapata elevou a pressão externa sobre a ilha.
O "Granma" criticou a mídia estrangeira por dar "atenção à mentira" de Fariñas, que por sua vez disse que o jornal tenta "desacreditar" sua imagem. Segundo Fariñas, Havana pediu a Madri que o levasse a solo espanhol, o que fontes diplomáticas disseram que a Espanha está disposta a fazer. Fariñas disse que se nega a deixar Cuba.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Israel inicia novas construções na Cisjordânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.