São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Filha promete cruzada nacional pró-Fujimori

DA REDAÇÃO

Um dia depois de o ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000) ser condenado a 25 anos de prisão por ser considerado o autor intelectual de sequestros e assassinatos durante o seu governo, a filha do político, deputada Keiko Fujimori, lançou ontem uma "cruzada nacional" para tentar "limpar o nome" de seu pai.
"Se eles acreditavam que iriam derrotar o fujimorismo com essa sentença, estão muito enganados", disse Keiko, que está entre os candidatos cotados para a campanha presidencial de 2011 no Peru.
Se eleita, promete anistiar Fujimori. "Pretendemos ir até os vilarejos mais remotos, especialmente àqueles que que mais sofreram com o terrorismo, para fazer saber quão injusta foi essa sentença."
As mortes durante a Presidência de Fujimori aconteceram em meio à ofensiva de seu governo contra a guerrilha de esquerda do Sendero Luminoso. A execução dos crimes é atribuída ao grupo Colina, formado por militares que combatiam os maoístas sob o comando de Vladimiro Montesinos, chefe do serviço secreto.
Keiko declara já ter reunido 700 mil assinaturas de apoio a seu pai -o Peru tem cerca de 30 milhões de habitantes.
Analistas dizem que, apesar do apoio que Fujimori encontra em parte da população, as chances eleitorais de Keiko foram afetadas pela sentença.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Livro: Fotorreportagem apresenta caminho de Obama até o poder
Próximo Texto: Argélia deve reeleger líder hoje em pleito pro forma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.