São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

MAIORIDADE PENAL

Reino Unido julga meninos por tortura

DO "MONDE"

Dois irmãos britânicos de 10 e 11 anos foram acusados anteontem de tentativa de homicídio e roubo pelo tribunal da criança de Doncaster, Reino Unido.
As vítimas, de 9 e 11 anos, estão internadas, e uma sobreviveu por pouco.
O crime ocorreu sábado na aldeia de Edlington. Dois amigos haviam ido de bicicleta ao lago pescar quando, no caminho, esbarraram em seus algozes.
Ao se recusarem a entregar seus celulares e as cinco libras que traziam, foram agredidos com queimaduras de cigarro, facadas, mordidas e socos.
O mais novo foi achado vagando pelas ruas, coberto de sangue. Seu amigo estava estendido no fundo de uma ravina, inconsciente.
Os dois irmãos haviam sido colocados em um lar adotivo havia menos de três semanas. A mãe tinha pedido a intervenção dos serviços sociais por não conseguir controlá-los. O pai os via ocasionalmente.
Desde que chegaram a Edlington, queixas sobre os meninos foram apresentadas à polícia e aos serviços sociais, mas sem receber atenção.
Na Inglaterra, como no País de Gales e na Irlanda do Norte, a idade de responsabilidade criminal é 10 anos. Na Escócia, ela acaba de ser elevada de 8 para 12 anos.
"Foi um ato bárbaro", declarou Ed Balls, o ministro encarregado de assuntos da criança. O premiê Gordon Brown também se chocou com o incidente, mas, via assessores, enfatizou que encara a história como um "fato isolado".


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Moldova acusa a Romênia de estar por trás de crise política pós-pleito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.