São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folga em iate de empresário provoca críticas

DA REDAÇÃO

Dois dias após vencer as eleições presidenciais afirmando que ajudaria os franceses que trabalhassem duro, Nicolas Sarkozy foi criticado pela esquerda e por parte da imprensa francesa por ter escolhido descansar em um luxuoso iate em Malta.
Segundo a revista francesa "Capital", a embarcação de 60 metros, que pode acomodar 12 convidados (além da tripulação), pertence ao empresário francês Vincent Bolloré, listado pela revista "Forbes" este ano como a 10ª fortuna da França, com 2,1 bilhões.
Bolloré tem negócios que vão do frete marítimo à mídia. É dono do jornal "Matin Plus", de distribuição gratuita, e do canal de TV Direct 8. Sarkozy e sua família chegaram a Malta a bordo de um jatinho particular, também pertencente a Bolloré.
Segundo declaração de uma especialista para a emissora "France Info", o aluguel de um barco desses tipo por três dias custaria ao menos 110 mil.
"É outro mundo. Sarkozy nunca disse que seria o presidente dos pobres. É o presidente do CAC 40 [principal índice da bolsa de Paris]", disse o senador socialista Jean-Luc Mélenchon. "A luxuosa escapada mediterrânea" do defensor "da França trabalhadora, que se levanta cedo, pode surpreender", escreveu o jornal "Le Parisien", que se pergunta se o presidente eleito, que "não dissimula" que gosta de dinheiro, quer impor "um estilo a la Tony Blair ou Silvio Berlusconi. Sem complexos".
Ontem, o próprio ex-premiê italiano afirmou que "Sarkozy pegou Berlusconi como modelo", em referência a ele mesmo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sarkozy vai negociar suas reformas, diz porta-voz
Próximo Texto: Para filósofo, Sarkozy usou discurso stalinista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.