São Paulo, sábado, 09 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De la Rúa é submetido a cirurgia cardíaca

DE BUENOS AIRES

O presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, 63, foi submetido ontem a uma angioplastia para desobstruir sua artéria coronária direita. Segundo os comunicados oficiais, o quadro de De la Rúa não é grave, mas ele ficaria internado por até 72 horas.
A angioplastia é uma microcirurgia para a desobstrução arterial por meio de cateter com um balão na ponta, que comprime a obstrução nas paredes da artéria.
Inicialmente, a internação de De la Rúa no Instituto Cardiovascular de Buenos Aires havia sido anunciada como um check-up de rotina, apesar de ocorrer num dia tenso para o governo, por causa de uma greve geral e pela prisão do ex-presidente Carlos Menem, ocorrida anteontem.
Diante dos rumores sobre a internação, o próprio De la Rúa convocou uma entrevista para anunciar que iria ao hospital para "exames sanguíneos e coronários de rotina". De la Rúa chegou sorridente ao hospital, acompanhado da mulher, Inés Pertiné.
O ministro da Saúde, Héctor Lombardo, afirmou que a obstrução arterial verificada em De la Rúa é "um processo próprio da idade" e muito comum entre pessoas que desenvolvem atividades com alto grau de tensão.

Tranquilidade
Apesar da tensão sobre possíveis riscos de instabilidade política após a prisão de Menem, o clima era de tranquilidade. A avaliação, entre os analistas políticos, é que o ex-presidente já não controla o Partido Justicialista (PJ), do qual permanece como presidente. Nenhum dos líderes do PJ se manifestou em favor de Menem após sua prisão. (RW)


Texto Anterior: Deprimida, Cecilia reitera apoio ao marido
Próximo Texto: Grafite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.