UOL


São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Governo quer facilitar extradição

Kirchner revê regra para extraditar ex-militares

ELAINE COTTA
DE BUENOS AIRES

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, pretende facilitar a aprovação de pedidos de extradição de ex-militares acusados por violação de direitos humanos durante o último regime militar no país (1976-83). Organizações de direitos humanos estimam em 30 mil o número de pessoas mortas ou desaparecidas nesse período.
Segundo informação veiculada no final de semana pelo diário "La Nación", o governo estuda mecanismos para limitar os efeitos de um decreto assinado pelo ex-presidente Fernando de la Rúa, em 2001, que impede a extradição de ex-militares argentinos acusados por tribunais de outros países.
Algumas nações da Europa, como Espanha, querem julgar ex-militares que teriam torturado e matado cidadãos desses países que residiam na Argentina durante o governo militar.
Desde novembro de 1999, a Justiça argentina recebeu pedidos de captura de 98 militares que também deveriam ter sido julgados por tribunais externos. A Argentina não autorizou as extradições e alegou alegação que os ex-militares já foram julgados por seus crimes dentro do país.
Segundo o "La Nación", a principal meta do governo é dar condições para que a Justiça mexicana possa decidir sobre a extradição do ex-militar Ricardo Cavallo, preso há dois anos meio no México. A Espanha também quer julgar Cavallo, que é acusado de violar direitos de cidadãos argentinos de origem espanhola.

Viagem ao Brasil
Kirchner virá ao Brasil na próxima quarta para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O argentino, ao contrário de seus antecessores -que priorizavam as relações com os EUA-, escolheu o Brasil para a sua primeira viagem ao exterior.
"Queremos fortalecer o Mercosul e construir um espaço que é fundamental para todos nós", disse Kirchner em entrevista durante o final de semana.


Texto Anterior: Plano de mídia tenta compensar economia
Próximo Texto: Panorâmica - Estados Unidos: Espécie de varíola contamina 19
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.