São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Governo teme terrorismo durante o enterro, nesta sexta

Papa expressa "gratidão" a Reagan em mensagem pessoal a Nancy

RAFAEL CARIELLO
DE NOVA YORK

O papa João Paulo 2º enviou mensagem pessoal à viúva de Ronald Reagan, o 40º presidente dos EUA, morto no sábado após complicações do mal de Alzheimer. Ele disse a Nancy que seu marido, que tinha 93 anos, era "uma alma nobre" e expressou "gratidão por seu papel na disseminação da liberdade no mundo".
Notas desse tipo são raras. Geralmente, o papa manifesta condolências pela morte de líderes por meio de seu secretário de Estado. Nos anos 80, o papa compartilhou com Reagan a hostilidade aos regimes comunistas.
O caixão com o corpo de Reagan permaneceu ontem na biblioteca que leva seu nome em Los Angeles, cidade em que morreu.
Mais de 60 mil pessoas já haviam passado pelo caixão até o fim da tarde de ontem. O período de visita foi prorrogado até as 22h -antes, seu encerramento estava previsto para as 18h.
O secretário da Justiça dos EUA, John Ashcroft, afirmou ontem que as cerimônias fúnebres de Reagan trazem um desafio para os responsáveis pela segurança na capital americana.
"Estamos começando um período de eventos de grande significado, [...] eventos que poderiam ser alvos atraentes para o terrorismo", disse Ashcroft. Reagan será enterrado nesta sexta-feira.
Membros do Congresso americano consideravam ontem a proposta de substituir, nas notas de US$ 10, a face de Alexander Hamilton, um dos "pais fundadores" dos EUA, pela de Reagan. O senador republicano Mitch McConnell disse que proporá legislação para realizar a mudança.


Texto Anterior: Guerra sem limites: Operação antiterror prende 17 na Europa
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Americano é morto a tiros na Arábia Saudita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.