São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Egípcio detido na Itália é acusado de ter planejado ataque aos trens de Madri

Operação antiterror prende 17 na Europa

DA REDAÇÃO

Após três meses de investigação, uma operação conjunta entre Itália, Espanha, França e Bélgica resultou na prisão de 17 supostos terroristas na Europa, incluindo um egípcio acusado de ser um dos mentores do atentado aos trens de Madri, em 11 de março.
Rabei Osman Sayed Ahmed -conhecido como Mohamed, o Egípcio- foi preso na noite de segunda, no subúrbio de Milão, perto do apartamento onde morava com o palestino Yahia Payumi, 21, também detido na operação. São acusados de associação para o terrorismo internacional.
Segundo a agência EFE, Ahmed assumiu a responsabilidade pelos ataques aos trens espanhóis. "O atentado de Madri foi um projeto meu, e os mártires que morreram são meus queridos amigos", teria dito nos telefonemas interceptados que resultaram na operação.
A polícia belga, a partir de informações recebidas da Itália, prendeu mais 15 pessoas acusadas de fazer parte de uma célula terrorista que estaria planejando um novo ataque, não se sabe em qual país. Os suspeitos, de nacionalidade palestina, jordaniana, marroquina e egípcia, foram presos em Bruxelas e Antuérpia.
A operação é uma demonstração do aumento da cooperação entre países europeus contra o terrorismo, que se intensificou após o atentado de Madri, que matou 191 pessoas.
Autoridades européias saudaram a captura de Ahmed, e promotores espanhóis já requisitaram a extradição do acusado. O ministro do Interior italiano, Giuseppe Pisanu, disse que a ação visou "um grupo de terroristas ligado à Al Qaeda que planejava novos atentados". A relação dos suspeitos com a rede de Osama Bin Laden, porém, não foi esclarecida.
Na operação não foram achadas armas nem explosivos, só documentos exaltando a "guerra santa", livros e fitas de vídeo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Reféns são libertados; 26 morrem em ataques
Próximo Texto: EUA: Papa expressa "gratidão" a Reagan em mensagem pessoal a Nancy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.