São Paulo, terça-feira, 09 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiros relatam tensão e faltam ao trabalho por medo

DE LONDRES
DE SÃO PAULO


Brasileiros que moram em Londres dizem ter sido afetados pela violência no terceiro dia de saques e conflitos entre grupos de jovens e a polícia na periferia da cidade.
"Eu estava voltando do trabalho quando vi um restaurante McDonald's sendo destruído quase na esquina da minha casa. As pessoas estavam atirando pedras e quebrando tudo", afirmou o chef de cozinha Fabrício Matos, 31.
Ele conta que vive no bairro periférico de Canning Town, a leste da capital. "No caminho do centro de Londres até minha casa, também vi um supermercado que tinha acabado de ser saqueado. A polícia estava na porta protegendo o que sobrou. Com isso, a gente acaba ficando com medo também", disse.
A comerciante brasileira Luciana Ribeiro, que mora em Seven Sisters -perto de Tottenham, onde começaram os conflitos no sábado- afirmou que ontem não foi trabalhar por medo.
"As pessoas diziam aqui que haveria mais confusão nas ruas. Eu vi as imagens na televisão e fiquei assustada. Trabalho numa loja, já pensou se eles resolvem saquear lá também?", disse.
Veridiana Ribeiro, uma jornalista que mora em Londres há um ano e meio, disse ter visto muitas lojas fechadas.
"Eu estava em Angel [bairro no norte de Londres famoso pela vida noturna], e muitas lojas começaram a fechar por volta das 17h; dizia-se que temiam saques. Depois, vindo para casa, vi grandes supermercados fechados".
Segundo ela, um estabelecimento administrado por brasileiros estava com um cartaz na porta que informava que estavam sem funcionar "por ordem da polícia".
"Dá para sentir o clima de tensão no país, apesar de as autoridades irem a toda hora à TV tentando não mostrar preocupação. Parece que não são mais manifestações, tudo parece ter virado baderna", disse o estudante brasileiro Diego Iraheta, 27, que mora na cidade de Brighton.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cresce isolamento da Síria entre a comunidade árabe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.