São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã banca insurgência no Iraque, diz Rumsfeld

DA REUTERS

Dinheiro e pessoas provenientes do Irã estão ajudando a insurgência no Iraque, segundo disse o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, em entrevista publicada ontem no diário "The Washington Times".
"Eles [os iranianos] têm posto pessoas no Iraque. Eles têm posto dinheiro no país. Quando digo "eles", não falo de ninguém do governo especificamente nem que o governo sabe o que está ocorrendo. Mas houve entrada no Iraque de dinheiro e de pessoas provenientes do Irã", disse Rumsfeld.
Ele não deu mais detalhes. O Irã nega que venha colaborando com a insurgência iraquiana.
Rumsfeld disse que a entrada de dinheiro e de pessoas do Irã no Iraque é algo "muito difícil de impedir", pois, por conta de seu comportamento, o Irã tem mostrado que "não faz parte do mundo civilizado". Ele acrescentou que outros países não estão interessados em pressionar o Irã a mudar seu comportamento.
"Quando há países que não estão dispostos a participar de um esforço comum para tentar convencer um país a comportar-se de modo civilizado, isso estimula as pessoas a manter seu modo de agir", afirmou Rumsfeld.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: EUA admitem gravidade da crise iraquiana
Próximo Texto: Oposição italiana apóia negociação sobre reféns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.