São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Acusado por massacre agora concorre a vice

DA REDAÇÃO

O fato de estar preso não impediu o ex-governador do departamento boliviano de Pando, Leopoldo Fernández, de ser inscrito como candidato a vice-presidente na principal chapa de oposição ao presidente Evo Morales.
Fernández foi destituído do seu cargo e preso por desrespeitar o estado de sítio decretado no seu departamento após a morte, em 11 de setembro do ano passado, de pelo menos dez partidários de Morales por apoiadores do então governador de Pando, departamento fronteiriço com o Brasil.
O ex-governador acabou sendo acusado de comandar o massacre e agora aguarda o julgamento, ainda preso.
Os enfrentamentos em Pando ocorreram após escalada de protestos contra o referendo que Morales pretendia realizar no início de 2009 para aprovar a nova Constituição, que contrariou interesses da direita boliviana.
Perto de uma guerra civil, além do confronto em Pando, o país registrou invasões de prédios do governo e de aeroportos e explosões em gasodutos nas regiões governadas pela oposição.
O governador de Pando negou envolvimento com as milícias acusadas pelas mortes dos partidários de Morales e se disse vítima de perseguição política.


Texto Anterior: Morales enfrenta oposição dividida nas urnas
Próximo Texto: Polêmica continental: Conselho de Estado colombiano avalia pacto de bases com EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.