São Paulo, sábado, 09 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV do Iraque diz que medida é "injustificada"

DA REDAÇÃO

A TV estatal via satélite iraquiana disse ontem que a nova resolução da ONU é "injustificada".
"A aprovação dessa resolução injustificada acontece apesar de o Iraque ter aceitado o retorno dos inspetores para que se certifiquem de que não há mais armas de destruição em massa e após chantagens exercidas durante semanas pelo governo do mal americano", afirmou o canal oficial.
O Iraque disse que vai estudar a decisão do Conselho de Segurança, que exige o seu desarmamento. O texto dá uma semana para o ditador Saddam Hussein aceitar as condições ou enfrentar "sérias consequências". O representante de Bagdá na ONU, Mohammed Aldouri, disse que a resolução inclui exigências que podem ser difíceis de ser cumpridas, mas que o seu governo estudará o caso.
O governo iraquiano já havia dito que aceitaria uma nova resolução se ela não fosse "somente um pretexto para uma ação militar dos EUA contra o Iraque".
Além dos sete dias para que o Iraque aceite seus termos, a resolução dá prazo de 30 dias para que o país apresente uma "completa declaração de suas armas" de destruição em massa e produtos usados em sua fabricação.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Votação expõe o poder dos EUA e revigora a ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.