São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa em Virgínia pode durar semanas

DA REDAÇÃO

A decisão de quem vai ter maioria no Senado americano está no Estado de Virgínia. Com a vitória do democrata Jon Tester em Montana, os democratas estão a apenas uma cadeira da maioria, por 51 a 49. E a diferença entre os candidatos é mínima.
No final da noite de ontem, a agência Associated Press e o canal NBC anunciaram a vitória do democrata Jim Webb, com uma vantagem de 7.236 votos de um total de 2,3 milhões.
Porém, seu adversário, o republicano George Allen, ainda não havia reconhecido a derrota. A lei estadual permite que seja pedida a recontagem dos votos caso a diferença entre os candidatos seja inferior a meio ponto percentual.
Um assessor de Allen disse à AP que o republicano se pronunciaria sobre o resultado hoje, mas que não se sentia inclinado a pedir uma recontagem.
O processo eleitoral em Virgínia é complexo, e o resultado de uma recontagem formal pode sair apenas em meados de dezembro. Há no Estado 11 sistemas de votação, de urnas eletrônicas a cédulas escaneadas digitalmente.
Em Montana, o candidato democrata Tester ganhou por 1.800 votos.
Se houver batalha legal pelo resultado em Virgínia, que define o controle do Senado, o Estado pode repetir a polêmica da Flórida em 2000, quando a Suprema Corte deu a vitória a George W. Bush.


Texto Anterior: Eleições nos EUA/ Estados: Democratas terão 28 dos 50 governos
Próximo Texto: Diário de campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.