São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIÁRIO DE CAMPANHA

FUTUROS LÍDERES
Agora que perderam a maioria na Câmara dos Representantes, os republicanos começam a briga para ver quem será o líder da minoria. O atual ocupante do posto, Dennis Hastert, do Estado de Illinois, já disse que não vai concorrer -ele saiu desgastado do episódio do escândalo sexual envolvendo o ex-congressista Mark Foley, da Flórida. Já os democratas disputam quem será o líder da maioria no Congresso. John Murtha e Steny Hoyer estão no páreo.

MAIORIA
Contados (quase) todos os votos para as 33 vagas no Senado que estavam em disputa, também aqui os democratas saem na frente. Foram 32,1 milhões de votos para nomes da oposição, ante 24,5 milhões para a situação -ou uma vantagem democrata de 13,4%. Também os eleitores declaradamente democratas foram mais às urnas nestas eleições legislativas do que nas passadas, que ocorreram em 2002: 40%, ante 39,7%. Mas o recorde continua com a votação de 1982, que levou 42,1% dos democratas registrados a votar. O voto não é obrigatório nos EUA.

CHÁVEZ COMEMORA
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que encara logo mais sua própria eleição e tem como uma das atividades preferidas criticar o presidente George W. Bush, comemorou ontem o que chamou de "surra" levada pelo Partido Republicano. "É um voto de castigo, sem dúvida, contra a guerra no Iraque, contra os escândalos de corrupção que rondaram o governo dos EUA", afirmou o líder venezuelano, sem esconder a satisfação. (SD)


Texto Anterior: Disputa em Virgínia pode durar semanas
Próximo Texto: Arnold Schwarzenegger
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.