São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORRIDA ARMAMENTISTA

Putin critica EUA e diz que crescem chances de conflitos

DA REDAÇÃO

Em uma clara referência aos EUA, o presidente russo, Vladimir Putin, criticou os países que tomam ações militares unilaterais. Para ele, a corrida por armamentos aumenta as chances de conflitos em todo o mundo .
"A prática, por alguns Estados, de ações unilaterais ilegítimas prejudicam seriamente a estabilidade. Isso também vale para suas tentativas de empurrar, sem cerimônia, suas posições, ignorando completamente os interesses legítimos de seus parceiros", disse o mandatário, durante visita à sede do departamento de inteligência do país.
Putin afirmou que a inteligência militar russa deve estar preparada para poder prevenir possíveis ataques no futuro. "É importante definir corretamente a situação político-militar para acompanhar em detalhes a tendência das competições econômica e tecnológica."
Ainda segundo o russo, vários países estão se "empenhando para libertar suas amarras" e produzir armamentos nucleares.
O presidente criticou as potências mundiais por não se desfazerem de seu arsenal, que "é obviamente maior do que o nível necessário para a autodefesa".
Com os EUA, a Rússia possui o maior estoque mundial de armas nucleares. Em 2002, os dois países concordaram em reduzir seu arsenal atômico.


Texto Anterior: México: Por crise no sul, Câmara proíbe que Fox viaje
Próximo Texto: Israel mata 8 crianças em Gaza, e Hamas cobra revide
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.