São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTAS FECHADAS

Brasil é país com mais viajantes barrados em Madri em 2009

DA EFE

Os passageiros brasileiros continuaram a ser, em 2009, os mais barrados no aeroporto de Madri, embora o número absoluto tenha diminuído em relação a 2008, auge da crise diplomática que opôs Brasil e Espanha devido a maus tratos de autoridades locais a visitantes brasileiros.
De acordo com dados obtidos pela agência de notícias Efe, 1.902 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha pelo aeroporto internacional de Barajas (Madri) em 2009. O número é 24% menor que os 2.500 de 2008.
No ano retrasado, a sucessão de rejeições de brasileiros provocou uma crise bilateral, levando o chanceler Celso Amorim a fazer cobranças públicas ao governo espanhol e a convocar o embaixador do país no Brasil para dar explicações.
Durante o auge do desentendimento, passageiros espanhóis chegaram a ser barrados pela Polícia Federal ao chegar ao Brasil em retaliação -embora não explícita.
Ainda segundo os dados da Efe, a segunda nacionalidade mais barrada em Barajas no ano passado foi a venezuelana: 1.338 pessoas, contra mil do ano anterior. Também os argentinos tiveram dificuldades: 1.254 -56% a mais.
No total, 9.215 estrangeiros foram impedidos de entrar na Espanha no ano passado, contra 12 mil em 2008. A queda vem sendo atribuída à crise econômica, que atingiu o país com força.


Texto Anterior: Referendo: Domínios de além-mar da França votam por autonomia
Próximo Texto: Al Qaeda é como McDonald's, diz analista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.