São Paulo, sábado, 10 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conferência em Bagdá reúne hoje EUA e Irã

DA REUTERS, EM BAGDÁ

O Iraque não quer que o Irã e os Estados Unidos tomem como pretexto para proselitismo político a conferência regional sobre sua segurança interna, a ser iniciada hoje, em Bagdá, disse o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshiyar Zebari.
O encontro, de início com escalões técnicos, deverá envolver nas próximas etapas titulares de ministérios, num esforço para evitar que o país entre, sem retorno, no ciclo de uma guerra civil.
Será também uma conferência rara, pelo fato de representantes dos EUA, do Irã e da Síria estarem na mesma mesa de negociações, pela primeira vez em quatro anos.
Zebari disse não ter expectativas excessivas sobre o encontro. "Mas o fato de todos estarem presentes já é um sucesso para o governo iraquiano", afirmou.
Os Estados Unidos acusam Damasco e Teerã de ingerência nas questões internas do Iraque, por meio de apoio material e logístico aos grupos armados que se opõem à ocupação americana.
O ministro iraquiano evoca possíveis encontros bilaterais de iranianos e sírios com representantes dos Estados Unidos, numa diplomacia "com copos de suco de laranja".


Texto Anterior: General iraniano deserta para o Ocidente
Próximo Texto: FBI cometeu abuso de poder sob a Lei Patriota
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.