São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Banco Central recomenda fim da moeda dupla na ilha

DA ASSOCIATED PRESS

O Banco Central de Cuba recomendou ao governo da ilha unificar gradualmente as duas moedas hoje em circulação, o peso cubano e o peso conversível, diz documento distribuído aos membros do Partido Comunista e obtido pela Associated Press.
O texto afirma que um peso cubano mais forte estimularia a produtividade e a "moralidade" em Cuba e orienta debate do tema até junho. Mas alerta que uma mudança brusca pressionará estoques e provocará inflação. O próprio líder de Cuba, Raúl Castro, já mencionou o problema em discursos, mas disse que resolvê-lo depende de maior produção na ilha.
O peso cubano, usado nos salários estatais, compra essencialmente alimentos básicos e vale 24 vezes menos que o peso conversível, usado por estrangeiros no turismo e por cubanos para adquirir quase tudo, de produtos de higiene pessoal a DVDs. Cerca de 60% da população tem acesso à moeda forte, pouco acima do dólar.


Texto Anterior: Artigo: Guerra por procuração entre EUA e Irã
Próximo Texto: Mianmar confisca ajuda da ONU e autoriza a dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.