São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA NA ÁFRICA

Congo anuncia detalhes de acordo bilionário com Pequim

DO "FINANCIAL TIMES"

O governo da República Democrática do Congo (RDC) revelou ontem os detalhes finais do negócio de US$ 9,25 bilhões com a China -o maior acordo já fechado pelo país asiático na África. Em troca de toneladas de minérios congoleses, Pequim deverá construir no país estradas, ferrovias e outras obras de infra-estrutura.
Pelo contrato, a China terá direito a 10,62 toneladas de cobre e 620 mil toneladas de cobalto para abastecer suas indústrias, famintas de recursos. A capacidade de cumprir os termos do acordo, porém, dependerá da superação de dificuldades operacionais no país instável, que, após décadas de conflitos, tem menos de 5.000 km de estradas asfaltadas.
As autoridades congolesas afirmam que a reconstrução da infra-estrutura será essencial para unificação do país e comparam o acordo a um Plano Marshall. Como muitos dos imensos projetos estatais da China no continente, o acordo adota um modelo comercial em oposição à burocracia da assistência ocidental para o desenvolvimento.


Texto Anterior: Pai abusador conta como aterrorizou filha no porão
Próximo Texto: Zimbábue: Sul-africano volta a negociar com Mugabe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.