São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Merkel perde importante eleição regional

DA REDAÇÃO

A aliança de centro-direita da chanceler (premiê) Angela Merkel foi derrotada em uma eleição crucial no mais populoso Estado da Alemanha, apontam as pesquisas de boca de urna. O resultado deve fazê-la perder a maioria no Bundesrat (Câmara Alta do Parlamento) e reduzir o poder de seu governo.
A mesma coligação lidera o governo federal também.
O pleito na Renânia do Norte-Vestfália -o primeiro teste eleitoral do segundo mandato de Merkel, que começou em outubro passado- ocorreu sob a influência da aprovação do plano de ajuda à Grécia.
Inicialmente, Merkel resistiu a aderir ao socorro a Atenas, mas foi acusada pela oposição de apenas protelar uma decisão impopular, que não é vista com bons olhos pelos eleitores que não apoiam a solidariedade com a crise grega.
Na última sexta-feira, o Parlamento alemão aprovou a concessão de mais de 22 bilhões, a maior contribuição em créditos bilaterais da União Europeia à Grécia.
De acordo com as projeções, a CDU (União Democrata-Cristã), de Merkel, conseguiu pouco mais de 34% dos votos, e seu parceiro de coalizão, o FDP (Partido Liberal Democrata), cerca de 6,5%, o que os deixa distantes de obter uma maioria no legislativo estadual.
As pesquisas também apontam que os opositores social-democratas (SPD) teriam alcançado 34% e os verdes, 12,5%. Ainda não está claro se esse percentual é suficiente para que eles governem juntos e derrubem o governador conservador Jürgen Rüttgers.
Sem a maioria no Bundesrat, Merkel se verá obrigada a buscar acordos com a oposição para conseguir a aprovação de importantes decisões políticas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cinza afeta mais voos na Europa, mas cede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.