São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac critica ausência de Lula na cúpula do G8

DA REDAÇÃO

O presidente da França, Jacques Chirac, criticou ontem a ausência de dirigentes de países "essenciais para a economia mundial", como o Brasil, na cúpula do G8 e comprometeu-se a defender a criação de um imposto internacional para ajudar os países pobres.
Chirac deixou transparecer seu descontentamento com a decisão do presidente dos EUA, George W. Bush, de não convidar ao encontro do G8 líderes políticos dos principais países em desenvolvimento.
Alguns deles, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participaram da cúpula do G8 ocorrida em Evian, na França, em 2003.
Após a cúpula de 2003, Lula previu que participaria do encontro deste ano, mas ele não foi convidado. Segundo Chirac, o Brasil, a Índia e a África do Sul, "países que se tornaram atores importantes da cena econômica mundial", deveriam ter sido convidados.
O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, disse que os líderes dos países do G8 (EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália, Alemanha, Japão e Rússia) estão estudando a possibilidade de convidar a China e a Índia para fazer parte do grupo. A informação não foi confirmada pelos outros países do G8.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cúpula dos ricos: Bush quer Otan no Iraque, Chirac discorda
Próximo Texto: EUA: Reagan agora também é lembrado pela omissão no combate à Aids
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.