São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Cronograma prevê saída total em setembro de 2005

Sharon planeja começar retirada dos colonos de Gaza em agosto

DA ASSOCIATED PRESS

O governo de Israel planeja iniciar a evacuação dos assentamentos da faixa de Gaza em agosto. A informação consta de um documento preparado pelo Conselho Nacional de Segurança e entregue ontem aos ministérios.
De acordo com o cronograma apresentado, o governo israelense vai começar a pagar indenizações aos colonos que deixarem espontaneamente os 21 assentamentos de Gaza e quatro da Cisjordânia a partir de agosto.
A partir de 14 de agosto de 2005 a entrada nos assentamentos será proibida, para evitar que pessoas contrárias à retirada façam protestos ou tentem impedir a ação. Pelo plano, a saída deve estar terminada no final de setembro de 2005, três meses antes do prazo anteriormente definido. Os colonos que permanecerem após 1º de setembro serão retirados à força.
Com a decisão de realizar uma saída unilateral, Sharon perdeu a maioria no Parlamento. O Partido Nacional Religioso (extrema direita) se opôs à medida, que considera um prêmio para terroristas palestinos, e abandonou a coalizão governista.
Sharon afirma que se decidiu pela retirada unilateral porque não tem interlocutores confiáveis entre os palestinos. Estes, porém, também criticam o plano do primeiro-ministro por achar que a saída de Gaza seria uma maneira de oficializar a presença israelense na Cisjordânia, onde há em torno de 120 assentamentos.


Texto Anterior: EUA: Reagan agora também é lembrado pela omissão no combate à Aids
Próximo Texto: Reino Unido: Guerra do Iraque afeta eleição londrina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.