São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Impostos do campo vão para obras sociais, anuncia Cristina

ADRIANA KÜCHLER
DE BUENOS AIRES

A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou ontem que o dinheiro arrecadado com o aumento dos impostos sobre as exportações de grãos será destinado a programas sociais, com a construção de hospitais públicos e casas populares. Cristina completa hoje seis meses de governo e três de crise com o campo.
A medida dá destino concreto ao aumento de impostos que levou à crise entre o governo e o setor agropecuário. O conflito causou desabastecimento e queda na popularidade da presidente.
"Se o governo cometeu algum erro, talvez tenha sido a ingenuidade política de não avisar que tocamos a renda extraordinária de um setor para distribuí-la melhor", disse a presidente, em pronunciamento pela TV.
O presidente das Confederações Rurais Argentinas, Mario Llambías, afirmou concordar com o destino dos fundos, mas não a origem. "Há outros setores que também têm muitos lucros."
Os ruralistas suspenderam ontem o terceiro locaute, buscando voltar ao diálogo. No entanto, o governo faltou a uma reunião com os líderes do setor convocada pelo Ombudsman da Nação. Grupos de produtores independentes das entidades rurais continuavam ontem a bloquear pontos de estradas do país.


Texto Anterior: Doação de alimentos é a menor em 47 anos
Próximo Texto: Colômbia cobra ação de Chávez contra Farc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.