São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasão de casa e mortes têm mais indiciados

DA REDAÇÃO

O Exército americano divulgou ontem que, além do ex-soldado Steven Green, 21, cinco soldados foram indiciados no caso do estupro de uma jovem e da morte dela e de sua família, ocorridos em março no Iraque. Foi revelado ainda que a vítima, diferentemente do que diziam as autoridades, tinha apenas 14 anos.
O indiciamento de quatro soldados ocorreu na semana passada, dias após a acusação formal contra Green, única até então divulgada. O quinto foi indiciado anteontem por não ter reportado o crime.
Os cinco são suspeitos de conspirar com Green, acusado de, com outros três, ter ido a uma casa em Mahmudiya e matado um casal e suas duas filhas. A mais velha foi estuprada.
Os dados da Justiça informam que a jovem tinha 25 anos. Autoridades militares dos EUA afirmavam que seu documento mostrou que ela tinha 20. Mas papéis obtidos ontem pela agência de notícias Reuters revelam sua idade real: 14 anos, como afirmavam vizinhos e sua família. A idade consta em sua cédula de identidade e em seu atestado de óbito.
Segundo o atestado, Abeer Qasim Hamza al Janabi morreu devido a "ferimentos a bala na cabeça". O fato de que era menor de idade pode colaborar para uma sentença de morte, em caso de condenação. A irmã de Abeer, Hadeel, tinha seis anos e também morreu baleada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Milícia xiita abre fogo em Bagdá e mata 42 sunitas
Próximo Texto: Disputa entre milícias mata 24 somalis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.