São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente em aeroporto na Rússia mata 122 pessoas

Após pouso normal, avião saiu da pista, bateu em uma barreira de concreto e se incendiou; sistema de freios pode ter falhado

DA REDAÇÃO

Um avião de passageiros saiu da pista, bateu em uma barreira de concreto e pegou fogo ontem, enquanto aterrissava no aeroporto de Irkutsk, na Sibéria, Rússia, matando pelo menos 122 pessoas. Esse foi o segundo grande acidente aéreo em dois meses na Rússia.
Mais de 50 pessoas ficaram feridas, a maioria delas tendo sofrido queimaduras e intoxicação por inalação de fumaça. Sobreviventes contaram ao canal russo NTV que os passageiros do Airbus A-310 da companhia Sibir, que vinha de Moscou, aplaudiram o pouso suave em Irkutsk (4.200 quilômetros a leste de Moscou), às 3h50 (horário local), mas o avião não parou e bateu em um muro, entrando em uma garagem.
Muitos entre os 204 passageiros eram crianças, incluindo 14 pré-adolescentes que iriam passar férias no lago Baikal, um destino popular de verão na região.
Três chineses, um alemão e um azeri morreram e sete outros estrangeiros estavam internados. Três pessoas a bordo não estavam na lista oficial de passageiros. Dos oito membros da tripulação, uma aeromoça e um piloto sobreviveram. Não se sabe o que aconteceu com 12 passageiros do vôo da Sibir.

"Pessoas queimando"
"Foi horrível. Eu vi pessoas queimando", disse a sobrevivente Margarita Svetlova ao canal de TV First Channel. "Eu corri e gritei, procurando por uma saída. A rampa de emergência inflável não inflava, mas eu pulei mesmo assim."
A aeromoça Viktoria Zilberstein abriu uma saída de emergência por onde saíram muitos passageiros. Outros foram salvos do avião pelos bombeiros e pela equipe de resgate.
A equipe, formada por cerca de 600 pessoas, recuperava os corpos depois de haver levado duas horas para apagar o fogo na fuselagem do avião.
Promotores abriram um inquérito sobre o acidente e consideram erro humano e falha de equipamento como as possíveis causas. Não houve suspeita imediata de sabotagem.
Segundo uma fonte citada pela agência Ria Novosti, uma falha no sistema de freios teria causado o acidente.

Pista molhada
O ministro dos Transportes, Igor Levitin, culpou a pista molhada de chuva pelo acidente e afirmou que os pilotos disseram ao controle de tráfego que haviam pousado com sucesso, e então o contato por rádio foi interrompido. "Chovia, e a pista de pouso estava molhada. Então teremos que checar a embreagem e as condições técnicas da aeronave", disse em entrevista à TV estatal russa.
Em maio, outro acidente com um Airbus, na costa do mar Negro na Rússia, em meio a tempestades, matou todas as 113 pessoas que estavam a bordo. O acidente de ontem foi o quarto desastre aéreo em Irkutsk nos últimos 12 anos.
A empresa Airbus informou que o avião, construído em 1987, havia feito mais de 10 mil vôos. A companhia aérea Sibir informou que a aeronave estava em boas condições e colocou no ar um site (www.bort778.info) com as últimas informações sobre o acidente.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Disputa entre milícias mata 24 somalis
Próximo Texto: "Eixo do mal": EUA dizem ter os votos para sanção à Coréia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.