São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"EIXO DO MAL"

EUA dizem ter os votos para sanção à Coréia

DA REDAÇÃO

O governo americano afirmou ontem que tem os votos necessários no Conselho de Segurança das Nações Unidas para aprovar a proposta de resolução que imporia sanções à Coréia do Norte devido a seu programa nuclear. Mas os EUA pediram à China que use sua influência para tentar fazer com que Pyongyang volte à mesa de negociações.
"Acreditamos ter os votos necessários para passar [as sanções]", disse o subsecretário de Estado, Nicholas Burns. A Rússia e a China, membros do conselho, têm poder de veto e já se manifestaram contra a resolução, sugerida pelo Japão. Mas, caso se abstenham, as sanções podem ser aprovadas -embora a China considere que a falta de unanimidade enviaria um sinal de fraqueza.
A proposta de resolução foi feita no rastro da crise detonada pelo lançamento de sete mísseis norte-coreanos, na última quarta.
A votação pode ocorrer hoje. Embora os EUA falem em impor sanções, o secretário-assistente de Estado Christopher Hill, que está viajando pela Ásia em busca de uma resposta unificada à questão, disse ontem que aposta na volta às negociações.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Acidente em aeroporto na Rússia mata 122 pessoas
Próximo Texto: Israel diz que não há prazo para o final da ofensiva
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.