São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO

López Obrador protocola pedido para impugnar eleição

RAUL JUSTE LORES
ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DE MÉXICO

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador, candidato derrotado a presidente do México, apresentou ontem um pedido de impugnação da eleição, ocorrida no dia 2 de julho.
Obrador disse que tem diversas provas de violação de "objetividade, imparcialidade, legalidade e independência" na eleição e que iria apresentá-las ao Tribunal Federal Eleitoral (Trife). Ele não forneceu mais detalhes sobre as acusações.
Apesar do Trife ser a última instancia legal, López Obrador disse que também entraria com processo na Suprema Corte, contra o comportamento do presidente Vicente Fox, que, segundo ele, teria feito campanha para seu adversário, o conservador Felipe Calderón, que venceu as eleições por apenas 0,6 ponto percentual. O Trife tem até 6 de setembro para proclamar o presidente eleito. A posse acontece em 1º de dezembro.
Observadores da União Européia afirmaram que não foram registradas irregularidades durante a eleição presidencial mexicana.
A uma multidão de 100 mil pessoas na Cidade do México, López Obrador disse que o sistema de contagem eletrônica havia sido manipulado para dar a vitória no pleito a Felipe Calderón.


Texto Anterior: Artigo: Falcões empoleirados
Próximo Texto: Chile: Pinochet é acusado de traficar drogas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.