São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALESTINOS

ONU vê colapso econômico na faixa de Gaza

DA REDAÇÃO

A ONU declarou ontem que, a continuarem fechadas as principais fronteiras da faixa de Gaza com Israel, a região sob domínio do grupo radical islâmico Hamas corre o risco de entrar em colapso econômico. Tal colapso, alerta a entidade, teria "conseqüências desastrosas", tornando a região "totalmente dependente de ajuda externa em questão de meses ou semanas".
Desde junho o Hamas está isolado na faixa de Gaza, e o seu rival laico Fatah está instalado na Cisjordânia. Essa divisão tem sido aproveitada pelos EUA e por Israel para conferir ao Fatah toda a legitimidade para negociar a paz com os israelenses, tentando assim enfraquecer o Hamas.
Estratégia essa que, segundo o International Crisis Group, é a oposta da que se deve adotar. Relatório do centro de estudos avalia que a paz entre Israel e os palestinos só será viável se Hamas e Fatah se unirem no poder.


Texto Anterior: Governo paquistanês recua e descarta possibilidade de estado de emergência
Próximo Texto: Infra-estrutura: Bush é contra aumentar impostos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.