São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa interna mata nº 2 do grupo, diz governo

ENVIADO ESPECIAL A ISLAMABAD

Depois de anunciar a morte do líder do Taleban paquistanês, o governo do país afirmou ontem que o número dois do grupo morreu em um tiroteio.
Hakimullah Mehsud morreu, segundo o Ministério do Interior, após discutir com outro candidato à sucessão do líder Baitullah Mehsud, Waliur Rehman -que negou o incidente à agência Reuters.
Baitullah, segundo diz o Paquistão, morreu na quarta passada durante um ataque de um avião não tripulado americano enquanto descansava com sua mais recente mulher no teto de uma casa na região tribal do Waziristão do Sul.
O Taleban paquistanês afirma por meio de alguns porta-vozes que isso é mentira, mas pelo menos um representante graduado do grupo já reconheceu a morte.
Tanto no caso de Baitullah quanto no de Hakimullah, não há ainda provas físicas da morte. O ministro do Interior paquistanês, Malik Rehman, diz contudo ter certeza de que elas ocorreram. O Departamento de Estado americano ontem afirmou "estar certo" das mortes.
Baitullah era a ligação do Taleban paquistanês com o seu vizinho afegão e com a Al Qaeda, centralizando rotas de distribuição de dinheiro e suprimentos. No Paquistão, a mídia especula se a rede terrorista de Osama bin Laden agora terá uma voz mais ativa no grupo ou se perderá influência.
De um jeito ou de outro, o Taleban paquistanês parece estar em ebulição, e é possível que haja uma renovação da violência nas áreas tribais.
Ontem, na agência de Mohmand (distrito nas regiões tribais), o administrador civil do lugar e outros dois oficiais foram mortos a tiros por integrantes do Taleban.
A Folha viajou por meio da principal estrada que corta a agência na quinta-feira passada, e a forte presença militar parecia garantir um certo clima de paz. Na capital local, a vila de Ghalanai, moradores pareciam viver seu cotidiano sem grandes sobressaltos. Aparentemente, apenas. (IG)


Texto Anterior: Guerra ao Taleban militariza Islamabad
Próximo Texto: EUA têm "90% de certeza" da morte de líder terrorista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.