São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times - de Nova York

As mil mortes de militares americanos

EUA - Com a milésima baixa militar americana no Iraque desde o início da guerra, registrada dois dias antes, o jornal "The New York Times" dedicou ontem duas páginas e um quarto de uma terceira para exibir o rosto dos americanos que morreram no conflito iniciado em março de 2003, em uma iniciativa até então inédita na mídia impressa dos EUA.
As cerca de 900 fotos em preto-e-branco (os demais são apenas listados por não haver imagens), publicadas em ordem alfabética, sem identificação de patente, dão ao leitor a dimensão do problema, no momento em que a campanha presidencial nos EUA entra na reta final. Há cerca de dois meses, a exibição das fotos dos soldados americanos mortos na guerra durante programa da rede de TV ABC causou comoção.
Três quartos das mortes ocorreram em situação hostil -ataques ou combates-, enquanto o restante foi resultado de acidentes. Explosões causaram 31% das mortes; agressões a tiros, 21%.
Sete em cada dez militares mortos são brancos, 13% são negros e 12%, hispânicos. No mesmo período, segundo a organização Iraq Body Count, morreram de 11.793 a 13.802 civis iraquianos.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Sem controle sobre 3 cidades, EUA atacam e matam pelo menos 40
Próximo Texto: Ásia: China cria "clima de medo" em Hong Kong, acusa ONG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.