São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpos dos 11 deputados colombianos são entregues

DA REDAÇÃO

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha anunciou ontem, em comunicado, ter encontrado e entregado corpos presumivelmente dos 11 ex-deputados colombianos que foram mortos no dia 18 de junho, quando eram mantidos reféns pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Os familiares dos políticos assistiram em Cáli, sudoeste do país, à entrega dos restos mortais. A Organização dos Estados Americanos (OEA) fará a identificação dos cadáveres para confirmar se são mesmo dos políticos e apurará como ocorreram as mortes.
As Farc alegam que os deputados foram mortos durante o ataque de um grupo militar não-identificado ao acampamento onde os políticos eram mantidos reféns.

Chávez
Há ainda 45 reféns em poder das Farc. O governo colombiano estuda um acordo com a milícia para trocá-los por 500 guerrilheiros presos. As negociações vêm sendo intermediadas pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.
Chávez afirmou ontem em seu programa dominical, "Alô Presidente", estar disposto a ir à selva colombiana para reunir-se com o líder das Farc, Manuel Marulanda, caso o presidente colombiano, Álvaro Uribe, aprove a idéia.
A guerrilha exige que Uribe ceda uma área desmilitarizada como condição para libertação dos reféns. O presidente colombiano, no entanto, alega que o grupo utilizaria uma área assim para reagrupar-se.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pais de Madeleine voltam à Inglaterra e dividem a mídia
Próximo Texto: Polícia de Israel prende grupo neonazista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.