São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Juíza derruba veto ao debate sobre transferência da capital

DA REDAÇÃO

Em uma primeira derrota ao governo do presidente boliviano, Evo Morales, o Tribunal de Amparo da Corte Superior de Chuquisaca anulou neste fim de semana o veto da Assembléia Constituinte à discussão sobre a transferência da capital plena do país de La Paz para Sucre. A disputa entre partidários das duas cidades, além de protestos e choques nas ruas de Sucre, levou à suspensão das sessões da Constituinte por um mês.
Em 15 de agosto último, 134 deputados da Constituinte retiraram da agenda do órgão a discussão sobre a transferência dos Poderes Executivo e Legislativo de La Paz para Sucre, onde está o Judiciário. O anúncio da decisão judicial desagradou a representantes de organizações sociais ligadas a Morales, que prometeram fazer pressão contra a transferência. A primeira demonstração de força ocorrerá hoje, quando está prevista uma marcha de 100 mil simpatizantes de Morales em Sucre.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Polícia de Israel prende grupo neonazista
Próximo Texto: Paquistão: Líder exilado volta hoje sob tensão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.