São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista do "Times" é resgatado pela Otan

DA ASSOCIATED PRESS

Um repórter do jornal americano "New York Times" feito refém havia quatro dias pelo Taleban foi resgatado ontem no Afeganistão em uma operação do comando britânico da missão da Otan, a aliança militar ocidental, no país. Seu tradutor afegão, um soldado e um civil, no entanto, morreram.
O britânico Stephen Farrel e o tradutor afegão Sultan Munadi haviam sido capturados no sábado por insurgentes do grupo radical islâmico na Província de Kunduz (norte). Eles estavam na região para fazer a cobertura do ataque realizado na véspera pela Otan contra dois caminhões-tanque roubados.
Na ação militar, ao menos 70 pessoas morreram, das quais acredita-se que entre 25 e 40 sejam civis. Ordenado pelo comando alemão da aliança militar, o ataque reviveu a polêmica sobre a morte de não combatentes em ações anti-Taleban, considerada um dos principais motivos para a falta de apoio ao papel da Otan no Afeganistão.
Em junho, outro jornalista do "Times", David Rohde, e um colega afegão, Tahir Ludin, haviam escapado após sete meses em cativeiro. Sequestrados em novembro na capital afegã, Cabul, pelo Taleban, eles foram levados para o vizinho Paquistão, onde fugiram.
O diretor-executivo do "Times", Bill Keller, apenas manifestou alívio por Farrell ter sido resgatado vivo, mas lamentou as mortes decorrentes da operação. O comando britânico não descartou que o tradutor tenha morrido por munição proveniente da Otan.
Segundo Keller, o próprio Farrel relatou que a situação complicou-se durante o resgate, o que desatou fogo cruzado entre a Otan e os insurgentes.
Keller e o diretor-executivo da Comissão de Proteção de Jornalistas, Joel Simon, reconheceram riscos no ofício, mas ressaltaram a necessidade de que a cobertura da guerra no país continue sendo realizada.


Texto Anterior: Líderes europeus querem encontro sobre Afeganistão
Próximo Texto: Japão: Futuro premiê se alia a pequenos por supermaioria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.