São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Bush constrange empresários com brincadeira em palestra

Ex-presidente americano veio a São Paulo pago por seguradora

LUIS KAWAGUTI
DE SÃO PAULO

O ex-presidente George W. Bush (2001-2009) disse ontem a uma plateia de executivos que, depois de deixar o cargo e começar a ganhar a vida dando palestras privadas, sua mãe, a ex-primeira-dama Bárbara Bush (1989-1993), teria dito: "Bem-vindo ao mundo do colarinho branco", segundo convidados.
A brincadeira de Bush não foi bem aceita por parte dos 400 executivos que assistiam à palestra no restaurante Leopoldo, no Itaim Bibi (na zona sul de São Paulo).
Bush foi trazido ao país em um lance de marketing da Fairfax, uma seguradora canadense que começou a operar no Brasil.
Os convidados eram empresários, consultores e advogados dos ramos de seguros e energia, que não pagaram para participar.
O cachê de Bush não foi divulgado. Em palestras anteriores, ele chegou a cobrar R$ 170 mil por um discurso de 40 minutos.
A palestra não teve um tema específico e foi aberta a perguntas. Bush falou das impressões sobre o poder, temas de seu governo e diplomacia entre EUA e Brasil.
Segundo participantes (a imprensa não foi autorizada a entrar), ele afirmou apreciar a relação que teve com os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

SIMPATIA
Segundo os relatos, disse que a maior qualidade de Lula é ser direto em negociações diplomáticas. Bush afirmou que, diferente de outros chefes de Estado, põe em prática o que promete.
"Ele afirmou que tem grande simpatia pelo Lula e que os dois têm uma relação pessoal", disse o consultor Luiz de Campos Salles, que participou do evento.
Bush evitou fazer críticas diretas ao atual presidente, Barack Obama.


Texto Anterior: Lei anti-incêndio seria usada para barrar iniciativa
Próximo Texto: Jogo da ONU arrecada arroz para vítimas no Paquistão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.