São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Popular e sob críticas, uísque aumenta 15%

DE CARACAS

Desde que o presidente Hugo Chávez lançou duras críticas contra o alto consumo de uísque, na semana passada, o preço da bebida preferida dos venezuelanos subiu até 15%, segundo relatos da imprensa local. Com 27 milhões de habitantes, o país compra hoje cerca de 10% de toda a exportação britânica do produto.
A inflação do uísque é resultado da proibição do governo de importá-lo com dólares subsidiados pelo governo, que mantém o câmbio oficial congelado. Com isso, o produto terá se ser comprado por meio da taxa de câmbio paralelo, diferença de 151% em relação à oficial.
Para piorar a vida dos amantes de uísque, Chávez decidiu anteontem subir em até 20% o imposto sobre bebidas. Segundo o jornal britânico "Herald", a Venezuela importou 106 milhões de garrafas de uísque em 2006, equivalente a quatro per capita. FM


Texto Anterior: Chávez cria "CPMF" e sobe tributo de bebida
Próximo Texto: Presidente do Equador é "idiota ilustrado", diz escritor cubano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.