UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Chanceler diz que ações anti-EUA devem retardar os processos constitucional e eleitoral

Violência pode atrasar cronograma iraquiano

DA REDAÇÃO

A escalada nas ações anti-EUA no Iraque pode atrasar o início das discussões sobre a futura Constituição do país, afirmou ontem o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari.
Em encontro com a ministra das Relações Exteriores da Espanha, Ana Palacio, em Bagdá, Zebari disse que a expectativa é de que o governo interino do Iraque consiga cumprir a data-limite de 15 de dezembro, estabelecida pelo Conselho de Segurança, para definir como e quando será feita a nova Constituição do país.
"Porém tudo dependerá da situação da segurança. Se houver uma deterioração, nós não conseguiremos cumprir com os nossos compromissos", afirmou.
A Constituição e as eleições são o objetivo final dos EUA para que haja no Iraque um governo democraticamente eleito. Isso permitiria que as tropas americanas se retirassem do país.
Até agora, o Conselho de Governo Iraquiano, estabelecido pelos EUA, não decidiu como serão escolhidos os delegados que participarão da convenção constitucional, responsável pela elaboração do texto final. Líderes da comunidade xiita, majoritária no Iraque, querem que os delegados sejam escolhidos via eleições. Para autoridades dos EUA, essa via poderia retardar todo o processo.

Vítimas
O Comando Central dos EUA anunciou ontem a morte de um soldado, ocorrida na noite de sábado. O veículo no qual ele viajava explodiu ao ser atingido por uma mina colocada na estrada. Em Fallujah, três outros militares ficaram feridos. Uma mina terrestre feriu um soldado britânico em Basra, no sul do Iraque. Ao todo, 150 soldados americanos morreram em ações hostis no Iraque desde 1º de maio, quando o presidente George W. Bush declarou o fim dos principais combates.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Terroristas visam autoridades sauditas
Próximo Texto: Democrata pede a Bush que ceda o controle no Iraque
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.