São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

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GUERRA CULTURAL

Estado norte-americano inclui o chamado design inteligente no currículo de biologia

Kansas vai ensinar teoria oposta à evolução

DA REDAÇÃO

O Comitê de Educação do Estado americano do Kansas aprovou anteontem, por 6 votos a 4, um novo currículo para as aulas de ciências que inclui o ensino do design inteligente, hipótese contrária à teoria da evolução de Charles Darwin. A decisão marca a mais abrangente vitória do criacionismo na guerra cultural dos EUA.
O novo currículo vai muito além da diretriz geral, já adotada em quatro Estados dos EUA (Pensilvânia, Ohio, Minnesota e Novo México), que determina uma "análise crítica da evolução" . Ele recomenda que as escolas do Kansas ensinem pontos específicos que céticos do darwinismo usam para minar sua primazia nas aulas de biologia.
Entre as mudanças mais controversas está a tentativa de redefinir a própria ciência, que passaria a ser algo não mais explicitamente limitado às explicações naturais do mundo.

"O melhor currículo"
Os defensores do design inteligente, hipótese sem validação científica segundo a qual a vida possui uma "complexidade irredutível" que só pode ser explicada pela ação primordial de um "designer" (que não é abertamente identificado como deus) comemoraram a decisão. Segundo John G. West, do Discovery Institute, organização que promove o design inteligente, disse que o Kansas agora tem "o melhor currículo científico do país".
Já os críticos da idéia -considerada pelos biólogos nada mais do que uma roupagem moderna do velho criacionismo bíblico- se declararam preocupados. Eles afirmam que a decisão do Kansas pode estimular o ataque à evolução em outros Estados, especialmente nos ultraconservadores Sul e Meio-Oeste (região conhecida como "cinturão da Bíblia").
"Essa decisão provavelmente vai servir como um manual de estratégias para o criacionismo pelos próximos anos", disse Eugenie Scott, do Centro Nacional de Educação Científica em Oakland, Califórnia. "Podemos prever que essa briga vá acontecer em outros lugares", afirmou.

Derrota nas urnas
Na cidade de Dover, Pensilvânia, que também enfrenta uma batalha judicial sobre o ensino da evolução, os defensores do design inteligente no comitê de educação municipal sofreram uma derrota política: oito republicanos foram substituídos por democratas, que querem o conceito de design inteligente extirpado do currículo.
A nova decisão acontece seis anos depois de o Kansas ter chocado o mundo científico e político ao eliminar de seu currículo qualquer menção à evolução, movimento que foi revertido em 2001, depois que os eleitores -a exemplo do que aconteceu em Dover- destituíram vários membros conservadores do comitê de educação. Uma nova maioria conservadora tomou o poder no conselho em 2004 e imediatamente reviveu a briga sobre o ensino da evolução, considerada a teoria unificadora da biologia.


Com "The New York Times"

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