São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Brasil aparece como a 12ª maior população analfabeta em números absolutos, mas é elogiado pelos esforços recentes

Mundo tem 20% de analfabetos, diz ONU

FABIANO MAISONNAVE
DA REPORTAGEM LOCAL

O planeta ainda conta 771 milhões de analfabetos acima de 15 anos, o equivalente a 20% da população mundial, segundo relatório divulgado ontem pela Unesco (Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O Brasil aparece como o 12º país do mundo com o maior número absoluto de analfabetos adultos -cerca de 15 milhões, ou 1,9% do total mundial, mas é um dos nove países elogiados por ter dado "atenção crescente" ao problema, ao lado de, entre outros, Venezuela e Ruanda.
Apesar de estar no alto do ranking, a taxa de alfabetização no Brasil está acima da média mundial -88,4% e 81,9%, respectivamente. Com cerca de 184 milhões de habitantes, o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, abrigando cerca de 3% da população do planeta.
O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, diz que os números sobre o Brasil estão corretos, com a exceção da projeção para 2015. "O estudo não capta o esforço recente do programa Brasil Alfabetizado, iniciado no segundo semestre de 2003, que acelera a tendência de redução do analfabetismo", disse, em entrevista por telefone à Folha.
"A taxa de analfabetismo em 2015 estará mais perto de 5% do que os 8% projetados pela Unesco. Isso será viável se extrapolarmos nos próximos anos na mesma velocidade dos últimos três anos", disse Henriques.
Em torno de 75% dos analfabetos adultos vivem em doze países. A Índia tem o maior contingente -267 milhões. Completam a lista: China, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Etiópia, Indonésia, Egito, Irã e República Democrática do Congo (ex-Zaire).
Os três países com as taxas mais baixas de alfabetização são vizinhos entre si e ficam no noroeste africano: Burkina Fasso (12,8%), Níger (14,4%) e Mali (19%).
Na média, a pior região do planeta é o sul e oeste asiático, com 58,6% de adultos alfabetizados.

Mulheres
O relatório também revela poucos avanços na desigualdade entre gêneros. Atualmente, cerca de 64% dos analfabetos no mundo são mulheres. Quinze anos atrás, em 1990, essa taxa era praticamente a mesma, 63%. No Brasil, 51% dos analfabetos são do sexo feminino.
O relatório prevê uma pequena melhora até 2015, quando a porcentagem de adultos alfabetizados aumentará 3,9 pontos percentuais, chegando a 85,8%.


Texto Anterior: San Francisco proíbe venda de armas
Próximo Texto: Guerra cultural: Kansas vai ensinar teoria oposta à evolução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.